Uma das coisas mais divertidas ao ler qualquer quadrinho dos X-Men é o fato de que há variações muito diversas na equipe de heróis, graças ao surgimento constante de novos mutantes praticamente a cada nova história. Mutantes do passado reaparecem e até mesmo mutantes vindos do futuro ou de outras realidades. Assim, os escritores têm dezenas de personagens para explorar. Pensando nisso, decidi trazer para vocês alguns dos mais novos mutantes a estrelarem as páginas dos quadrinhos dos X-Men.
Armadura (Hisako Ichiki) é uma personagem japonesa que vivia com os pais em Tóquio antes de seu gen x se manifestar e ela ir para o Instituto Xavier. Atuando mais ao lado da mutante Kitty Pride, ela estava presente no Instituto quando a Sala do Perigo se tornou senciente e atacou os estudantes, e também com o aparecimento de Cassandra Nova. Ela foi uma das poucas mutantes que mantiveram seus poderes após a Dinastia M e, após isso, passou por um período de testes feito pela mutante Emma Frost para se tornar realmente uma X-Men. Recentemente, ela foi vista se tornando uma integrante da nação de Krakoa e até mesmo plantando um dos portais de teletransporte em Marte. Como Krakoa ajudou a restabelecer a organização chamada de Sword, Hisako Ichiki foi chamada para ser uma Embaixadora em treinamento. Graças ao seu envolvimento com a organização, ela faz parte de um projeto para um grupo de mutantes invadir a sala quente Branca, onde fica a real Fênix. A entidade da Fênix, falando sobre os poderes de Hisako Ichiki, ela pode gerar uma armadura de exoesqueleto psíquico forte, durável e também impenetrável ao redor de todo o seu corpo físico. Em situações de extremo estresse emocional, a armadura pode aumentar significativamente o tamanho, a força, a agilidade e a durabilidade do seu exoesqueleto, mas ela só pode fazer isso brevemente, pois a tensão pode deixá-la inconsciente. Visualmente falando, é uma das mutantes mais legais de se acompanhar, já que o tempo todo a sensação para nós é de ver alguém pilotando um Meca.
Quentin Quire é um mutante relativamente recente no mundo dos quadrinhos e um dos mais poderosos, sendo um dos pouquíssimos níveis ômegas confirmados no mundo da Marvel. Apesar de ser um personagem novo, ele demonstrou ser incrivelmente irritante, particularmente, eu não curto muito o personagem, mas isso se estende para dentro dos quadrinhos, onde ele já conseguiu irritar também o Ciclope e o Wolverine ao mesmo tempo. Após descobrir pelos próprios pais que ele era adotado, o seu comportamento mudou repentinamente, deixando de ser o queridinho do Professor Xavier e o aluno exemplar para ser um revoltado que não ligava mais para nada. Apesar de altos e baixos nos quadrinhos, ele é inegavelmente forte e é um dos ômegas que conta com poderes relacionados à mente, no caso, a telepatia. A sua mente é tão forte que ele é dotado para ser um dos próximos hospedeiros da Força Fênix, que geralmente escolhe os maiores telepatas da Marvel. A sua marca registrada são seus poderes de rajadas psíquicas, onde ele cria objetos com armas de fogo com os seus poderes e esse ataque também acaba atingindo a mente do adversário, não apenas o corpo físico mutante.
Alisa Tager – Em relação ao combate físico, Alisa talvez não mereça tanto entrar aqui nesta lista, mas em capacidades furtivas ela ganha quase todo mutante vivo. A pedido de Alisa, o Ciclope e a Jean concordaram em manter a sua presença em segredo e deram a ela o codinome de Cipher. Após o seu primeiro encontro com eles, ela foi descrita por Ciclope como uma X-Men em treinamento e serviu como vigilância no Instituto Xavier. Ela só teve poucas participações diretas nas histórias, uma delas ajudando a ter um grupo de falsos mutantes que se denominavam Y Man. Como eu disse, os seus poderes são voltados para furtividade, com habilidade de passar através de matéria sólida, passando seus átomos pelo espaço entre os átomos ali também de objetos através do qual ele está se movendo, basicamente o que a Kitty Pride também pode fazer. Ela também pode voar, se tornar completamente invisível, incluindo mentalmente. Não está claro se ela pode se tornar completamente invisível, Jean Grey foi capaz de detectá-la, então meio que não se tornou tão invisível assim, porém, o Ciclope afirmou que a Emma Frost não conseguia encontrá-la, né, com os seus poderes psiônicos. É possível que a Cipher não estivesse utilizando seus poderes quando a Jean Grey a encontrou, ou pode ser que todos os poderes aprimorados da Fênix Negra da Jean Grey tenham permitido que ela sentisse o que a Emma não conseguia. Ela também pode ficar em um completo silêncio, sem que ninguém consiga nem mesmo ouvir os seus passos ou a sua respiração, algo que é bem útil para alguém voltado para a espionagem, como é o caso da personagem.
Monet – Por si só, um ser Quase Perfeito. Quando falamos de capacidades físicas, todas as suas habilidades físicas e mentais são maiores do que os limites físicos naturais de um ser humano no auge, incluindo a sua intuição e o seu intelecto de nível Gênio. Ela pode voar a velocidades supersônicas apenas com a força de vontade, pode ler mentes, projetar os seus pensamentos na mente de outras pessoas e defender a sua mente contra intrusos telepáticos. Já chegou até mesmo a demonstrar pequenas capacidades de uso de telecinese, mas nada muito destacável. Recentemente, ela trabalha para os melhores interesses políticos e econômicos da Nação de Krakoa. Mas como Krakoa caiu, temos que esperar para ver qual o destino da personagem. Após a queda de Krakoa devido às ações da organização anti-mutante, Monet foi uma das poucas sobreviventes. A fim de vingar a sua comunidade caída, ela se juntou à divisão de unidade dos Vingadores para lutar pelos mutantes.
Gentil é filho de uma wakandana e de um russo e, como o pai carregava o gen x adormecido, acabou gerando um filho mutante. Durante toda a sua vida, ele foi rejeitado pela própria mãe, já que o pai era um completo estranho. Ele foi criado na corte de Wakanda e, quando seus poderes despertaram, a Tempestade, que era a rainha ao lado do Pantera Negra na época, o enviou para o Instituto Xavier. Apesar de ter ido de bom grado, ele achou um ambiente perturbador e as pessoas eram caóticas e desfocadas demais comparado ao que ele estava acostumado. Mas com o tempo ele foi se tornando um poderoso aliado e foi desenvolvendo mais as suas habilidades. Infelizmente, como consequência dos abusos que sofreu quando criança, Nezhno Abidemi desenvolveu um trauma psicológico que dava a ele fortes convulsões quando ele ativava o seu poder. Para aliviar suas dores, todo o corpo do Nezhno Abidemi foi coberto com tatuagens de vibranium para evitar que ele se esforçasse demais e se matasse com o seu poder. Nezhno Abidemi tem a capacidade de aumentar a massa muscular do seu corpo, permitindo-lhe aumentar drasticamente em tamanho e força quase que instantaneamente. Tempestade confirmou que a sua força rivaliza com a do Colosso. Então, embora ele seja bem forte, tá ali na casa dos pesos médios da Marvel, digamos assim. Não chega no nível do Hulk ou do Fanático.