Quando a Era de Krakoa surgiu nos quadrinhos da Marvel, muito do que conhecemos sobre os mutantes estava prestes a mudar completamente. Um dos aspectos que sofreu mudança foi a classificação “Mutante” e os personagens pertencentes a essa categoria, principalmente os mutantes de nível Ômega, os mais poderosos de todos. Antes da classificação oficial, existiam diversas discussões dentro e fora dos quadrinhos sobre quem pertencia a esse nível ou não, visto que não havia uma linha de corte clara.
Aqueles que eram extremamente fortes eram rotulados como mutantes de nível Ômega. Muitos da lista eram considerados até mesmo superiores à média em relação aos outros mutantes e, por décadas, foram considerados mutantes de níveis Ômegas. Se voltarmos alguns anos, esses mutantes que mencionarei hoje eram sim mencionados nos quadrinhos pelos autores e pelos fãs como mutantes de níveis Ômegas. Inclusive, grande parte deles aqui o próprio Professor Xavier já os chamou de Ômegas. No entanto, com a chegada da lista oficial alguns anos depois, a Marvel colocou ordem na casa e alguns personagens ficaram de fora dessa lista oficial. Hoje veremos, então, quais são os principais mutantes que foram deixados e rebaixados em sua classificação de poder.
Número 1: A Feiticeira Escarlate deixou de ser uma mutante nível Ômega, não por falta de poder ou algo do gênero, mas simplesmente porque ela não é mais considerada uma mutante. Alguns anos atrás, a Marvel trouxe uma mudança em sua história de origem, explicando que ela nunca teve o gene X despertado em seu corpo. Na verdade, foram os experimentos feitos pelo Alto Evolucionário que deram superpoderes à personagem, além do fato de ela vir de uma família de ciganos e ter sido exposta à entidade maligna Chthon, um demônio interdimensional que colocou uma parte de seu poder em Wanda. Esse conjunto de eventos a tornou um dos seres mais poderosos da Marvel. Porém, mesmo sendo poderosa, ela deixou de ser uma mutante. Levando em conta o tempo que já passou, provavelmente essa mudança não será revertida. Para mim, ainda é estranho pensar que Wanda não é uma mutante, já que cresci assistindo às animações dos X-Men, onde ela sempre foi retratada como uma. Parece que a Marvel não voltará atrás nisso, e é difícil imaginar que ela volte a ser uma mutante algum dia.
Número 2: Franklin Richards é um caso tão curioso quanto o da Feiticeira Escarlate. Ele deixou de ser um mutante pelo mesmo motivo: uma mudança em sua história de origem. Basicamente, ele nunca foi um mutante. No início da saga de Krakoa, quando saiu a lista oficial dos Mutantes níveis Ômegas, Franklin estava nessa seleta lista de personagens quase onipotentes. Ele era considerado um mutante nível Ômega, e até mesmo o Ciclope disse ao Quarteto Fantástico que as portas de Krakoa estariam sempre abertas para ele viver entre a sua raça. No entanto, o personagem perdeu seus poderes, ou pelo menos achou que os havia perdido. Mas isso é outra história. Quando seus poderes se desativaram, o Professor Xavier foi pessoalmente falar com o jovem, explicando que seus poderes estavam simulando o gene X em seu corpo. Descobriu-se que tudo não passava de uma farsa inconsciente do personagem. Se Franklin Richards não é um mutante, obviamente ele também não faz mais parte da lista de mutantes níveis Ômegas da Marvel.
Número 3: Apocalipse, por várias eras, foi descrito como um mal inimaginável, despertando o medo de seus inimigos desde o antigo Egito. En Sabah Nur é um ser milenar com a capacidade de alterar as moléculas do próprio corpo, garantindo a ele uma vasta gama de habilidades, como regeneração, superforça, juventude eterna, entre outras. Apesar de ser temido e muito poderoso, Apocalipse não entra na lista de mutantes níveis Ômegas por um motivo simples: ele não é forte o suficiente. Por mais que cause terror, suas capacidades elevadas são méritos de ter desvendado a tecnologia Celestial ainda no antigo Egito, além de ser um gênio. Ele recebeu um upgrade de poder de uma fonte externa, mas seu poder mutante próprio não o coloca no nível dos mutantes Ômegas. Ele está mais próximo dos mutantes alfas, sendo a segunda posição mais forte que um mutante pode alcançar.
Número 4: O Mancha Solar não ser um mutante nível Ômega deixa muitos fãs brasileiros tristes. Roberto da Costa sempre se gabou de seus poderes, e não sem razão. Ele é realmente muito poderoso em várias ocasiões. Já afirmou que poderia enfrentar o Hulk e já lutou contra o Hulk Vermelho. Apesar de serem declarações fortes e um pouco fora da realidade, o personagem já demonstrou seu potencial em diversos momentos, inclusive quando teve seu potencial desbloqueado nos quadrinhos. No entanto, atualmente, para ser nível Ômega, o mutante tem que ser o mais poderoso em sua categoria de poder, sem limites conhecidos para seus poderes. Como a mutação de Roberto da Costa é a manipulação de energia, ele não entra na lista oficial, já que é superado por Vulcano, irmão de Ciclope e mutante nível Ômega nesse quesito de manipulação de energia.
Número 5: Madelyne Pryor é um caso um pouco mais complicado. Ela foi originalmente uma mulher idêntica a Jean Grey, que se casou com Scott Summers e teve até mesmo um filho. Mais tarde, descobriu-se que ela era um clone de Jean Grey criado pelo Senhor Sinistro. Madelyne, por si só, era extremamente poderosa, pois tinha os mesmos poderes que Jean. No entanto, apenas Jean entrou na lista oficial como mutante nível Ômega. Isso pode ser explicado de duas maneiras: ou clones e mutantes de outras realidades não entraram na lista, como algumas discussões em fóruns sugerem, ou Jean Grey é realmente mais poderosa do que Madelyne Pryor, talvez por ser a original e ter desbloqueado mais de seu potencial.
Número 6: Cable e Conflito são dois personagens relacionados. Cable foi criado por obra do Senhor Sinistro, que queria um DNA mutante dos Summers e dos Greys. Cable, com seu poder no máximo, é capaz de feitos incríveis, mas precisa constantemente usar seus poderes para suprimir um vírus tecno-orgânico em seu corpo, implantado pelo Apocalipse. Por outro lado, temos o Conflito, um clone imperfeito de Cable. Ambos os personagens ficaram fora da lista dos níveis Ômegas, mesmo sendo estupidamente fortes, principalmente sem limitações.
Número 7: X-Men, ou simplesmente Nate Grey, é um dos mutantes mais poderosos da Marvel. Ele foi criado pelo Senhor Sinistro a partir do DNA de Ciclope e Jean Grey, com o acréscimo do Cristal M’kraan. Nathan Grey foi considerado o mutante mais poderoso vivo oficialmente por um tempo. No entanto, ele acabou ficando fora da lista oficial dos mutantes níveis Ômegas, pois não vive mais na realidade oficial da Marvel 616. Se seguíssemos o parâmetro usado na lista, é provável que ele ou o Exodus seriam deixados de fora, já que Nathan supera ambos por muito.